segunda-feira, 4 de maio de 2009

Projecto Comum | BECRE



O cavalo do Senhor Almeida

Lucas e Pandora começaram a caminhar pensando ir para o aeroporto Sá Carneiro, mas quando atravessavam o Parque da Pasteleira, encontraram o Sr. Almeida que ia à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, porque queria fazer uma receita muito especial para os seus animais, no dia de Carnaval.
Logo ali resolveram apanhar boleia na sua carroça, para fazer companhia ao seu cavalo enquanto este esperava o seu dono. E assim foi. Quando ali chegaram, o Sr. Almeida, como ele ia demorar algum tempo à procura do livro que lhe interessava, achou melhor deixar o seu cavalo á porta da biblioteca a comer umas ervinhas fresquinhas e suculentas.
O cavalo, enquanto apreciava as lindas paisagens, que se podem observar no Palácio de Cristal, conversava com Lucas e Pandora e maravilhava-se. Reparou então, que havia um pavão com um ar espampanante e muito divertido. Então, ele pensou: “ Será que estou a ver bem? Estarei a sonhar?”.
Quando o pavão se aproximou, o cavalo do Sr. Almeida perguntou-lhe:
- Como te chamas?
O pavão respondeu:
- Chamo-me Pavani.
- E tu? – Perguntou o pavão.
- Eu... não tenho nome, respondeu o cavalo, sou conhecido pelo cavalo do Sr. Almeida.
- Não tens nome? E como gostarias de te chamar? - Disse com entusiasmo o pavão.
- Sei lá… Carlos, Timóteo, João.... Mas, pensando bem, não gosto de nenhum destes nomes, pois toda a gente se chama assim.
Sendo assim, Lucas e Pandora preocupados, combinam com o pavão chamar todos os seus amigos, todos os animais do palácio: coelhos, minhocas, pássaros, patos, moscas, abelhas, patos, andorinhas... Estes fazem uma reunião e pensam num nome para o cavalo do Sr. Almeida.
Os animais começam por elogiar o cavalo e dizem que ele é muito bonito, que trabalha muito, ajuda a tratar do campo, puxa a carroça, transporta o senhor Almeida...
Entretanto chegou o Sr. Almeida com a sua receita na mão e vê todos os animais á volta do seu cavalo, ficou preocupado, mas depois percebeu o motivo de tal algazarra e até ficou feliz.
Subiu para a sua carroça e regressaram a casa. Pelo caminho o cavalo vinha a sorrir, pois já tinha um nome, o cavalo do Sr. Almeida chama-se agora: Patarolas.
Ao chegar junto ao Jardim Botânico, Lucas diz a Pandora: Sabias que aqui viveu a Sophia de Mello Breyner Anderson quando era nova? Pandora ficou logo muito curiosa acerca daquele jardim. Saltaram da carroça e despediram-se do Patarola.

Texto Inédito
EB1 das Condominhas - Turma C9 2008/09

Sem comentários: